UNINOVE, PMSP, SMS, SUS e SPDM entregam Hospital para pacientes de Covid-19
A pandemia da Covid-19, no Brasil, deu início a uma verdadeira corrida contra o tempo para salvar vidas, e com ela a necessidade da criação de novos leitos de enfermaria e UTI para pacientes acometidos pela Covid-19, em apoio à população que mais precisava, a Universidade Nove de Julho/UNINOVE, em um grande esforço coletivo, construiu um hospital de transição SUS, o ¨Hospital Profª Lydia Storópoli¨, no campus Vergueiro.
O Hospital Profª Lydia Storópoli será referência no tratamento de pacientes em recuperação da Covid-19, e é fruto de uma parceria entre a Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sistema Único de Saúde (SUS) e Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
Na última quinta-feira (15/04), durante a inauguração, o Prefeito Bruno Covas salientou a importância de mais uma Unidade hospitalar para o enfrentamento à Covid-19. "Trabalhamos em todas as frentes para atravessar essa pandemia, abrindo mais leitos e vacinando aqui na cidade de São Paulo".
Os leitos serão dedicados a pacientes em recuperação da Covid-19, internados em hospitais municipais, para continuidade do tratamento e reabilitação. A gestão será feita pela Organização Social de Saúde (OSS) SPDM. Este equipamento atenderá somente pacientes transferidos por meio da Central de Regulação do município (CRUE). O atendimento será feito de maneira referenciada pelos hospitais da rede municipal de Saúde.
O Secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido explica a importância do Hospital para o pós a pandemia. "Esse hospital será importante para os pacientes terem o atendimento adequado contra a Covid-19 e ficará como legado para a Cidade no pós-pandemia".
Ao todo, o hospital contará com 212 leitos. São 190 leitos de enfermaria, 20 de UTI e dois de estabilização, além de equipamentos de última geração para realização de exames, como tomógrafo. Nesta primeira fase serão entregues 80 leitos de enfermaria, 10 de UTI e 2 de estabilização. Na próxima semana serão entregues 110 leitos de enfermaria e 10 de UTI.
Para o Reitor da UNINOVE, Prof. Eduardo Storópoli, a parceria contribuirá na missão de salvar vidas neste momento de agravamento da pandemia na Cidade de São Paulo.
Este Hospital tem o significado de cooperação entre o setor público, o terceiro setor e o privado, visando ofertar a melhor assistência em saúde à população, destacou o superintendente da SPDM, Nacime Mansur.
O Hospital Profª Lydia Storópoli já é um marco na histórico da UNINOVE e de todos seus Cursos Técnicos, Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Saúde, que prezam pela formação profissional de excelência, de seus estudantes.