A proposta pedagógica do Colégio UNINOVE privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades e habilidades dos alunos e sua inserção no ambiente social estimulando, sobretudo a reflexão, a pesquisa e o debate, trabalhados em sua contextualização.
O respeito aos estudantes e a seus tempos mentais, socioemocionais, culturais, identitários, é um princípio orientador de toda a ação educativa. Nosso compromisso está com a formação humana e com acesso à cultura historicamente produzida, possibilitando que os alunos aprimorem o pensamento crítico e adotem posturas éticas.
A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Visa desenvolver a capacidade da criança através de uma aprendizagem contínua e descontraída e para isso conta com uma estrutura moderna e adequada. Propicia a descoberta do mundo, a investigação, a busca de novos conhecimentos e a reflexão sobre a realidade.
A partir do Ensino Fundamental e finalizando com o Ensino Médio há preparação através de ações que os façam pensar e interagir com o mundo, dentro de um ambiente escolar favorável a aprendizagem com conteúdos significativos, explicativos da realidade e interdisciplinaridade, que estimulam a criatividade, a comunicação, a iniciativa e o trabalho em equipe, valorizando as capacidades individuais. Um aspecto importante no planejamento e, consequentemente, no processo pedagógico é a importância da coordenação entre as disciplinas, favorecendo que os componentes curriculares se desenvolvam integrados ao longo do processo pedagógico, dando ao aluno a noção de que o conhecimento é um todo em seu conjunto, facilitando o ensino, o estudo e a aprendizagem.
Desta forma, o Colégio prezando por uma educação básica de qualidade, pretende, acima de tudo, assegurar o direito expressado na Constituição Federal e Estatuto da Criança e do Adolescente, para o desenvolvimento do exercício pleno da cidadania e o acesso aos direitos sociais, econômicos, civis e políticos, como uma educação de qualidade deve proporcionar, favorecendo o desenvolvimento humano na sua plenitude, em condições de liberdade e dignidade, respeitando e valorizando as diferenças.