+ 520 MIL JOVENS UNIDOS PELA AUTONOMIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL

O movimento que reúne mais de 520 mil jovens de diversas origens, idades e culturas em busca de sucesso acadêmico e profissional ecoa de forma notável, aqui na rede oficial da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), no Linkedin.

Nesta semana, ultrapassamos uma marca histórica, já que esses jovens também abraçam a diversidade em sua jornada de conquista pessoal e coletiva, e nos faz lembrar da concepção de Darcy Ribeiro, sobre o povo brasileiro:

Essa unidade étnica básica não significa, porém, nenhuma uniformidade, mesmo porque atuaram sobre ela três forças diversificadoras. A ecológica, fazendo surgir paisagens humanas distintas onde as condições de meio ambiente obrigaram a adaptações regionais. A econômica, criando formas diferenciadas de produção, que conduziram a especializações funcionais e aos seus correspondentes gêneros de vida. E, por último, que introduziu, nesse magma, novos contingentes humanos, principalmente europeus, árabes e japoneses. Mas já o encontrando formado e capaz de absorvê-los e abrasileirá-los, apenas estrangeirou alguns brasileiros ao gerar diferenciações nas áreas ou nos extratos sociais onde os imigrantes mais se concentraram (RIBEIRO, 1995, p. 21) *

Assim como o renomado sociólogo enxergava a miscigenação e a pluralidade cultural do Brasil como elementos fundamentais de sua identidade civilizatória, esses jovens também abraçam a diversidade em sua jornada de conquista pessoal e coletiva, em todas as áreas do conhecimento.

Seus esforços para ingressar no Ensino Superior, escolhendo o caminho do estudo e do trabalho, refletem uma coragem e determinação que ressoam com a ideia de comprometimento comum compartilhada por Darcy Ribeiro.

Eles não apenas buscam o sucesso individual, mas também reconhecem a importância de contribuir para o progresso e a prosperidade de suas comunidades, demonstrando um compromisso coletivo que ecoa as visões do sociólogo sobre a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Neste sentido, nos sentimos honrados em poder compartilhar suas histórias de conquista e com a nossa missão, aqui no Linkedin. Gratidão, somos mais de quinhentos e vinte mil pessoas que amam estudar e por isto, conquistam autonomia acadêmica e profissional!

*RIBEIRO, Darcy. O povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995 (Livro disponível na Biblioteca Digital)