INTERCÂMBIO ACADÊMICO BRASIL-ARGENTINA AMPLIA FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO

O Módulo Internacional dos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação (PPGE-UNINOVE) e em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE-UNINOVE) foi realizado este ano na Província de Santa Fé (Argentina), em parceria com a Universidad Nacional de Rafaela (UNRaf) e a Universidad Católica de Santa Fé.

A iniciativa reuniu mais de 120 estudantes, docentes e pesquisadores brasileiros e argentinos em atividades conjuntas, incluindo apresentação de trabalhos, debates e troca de experiências acadêmicas. Um dos pontos mais enriquecedores foi compreender as diferenças de organização educacional: na Argentina, cada província estabelece suas próprias diretrizes, enquanto no Brasil os estados e municípios seguem a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Essa diversidade gerou discussões valiosas sobre políticas, práticas e desafios da Educação em contextos distintos.

Durante a visita à Escola Luisa R. de Barreiro, os participantes puderam interagir com alunos do quinto ano, vivenciando um intercâmbio pedagógico marcado pelo diálogo entre realidades locais e a pesquisa em âmbito internacional. O encontro, amplamente noticiado pela imprensa argentina, evidenciou a importância da cooperação científica e cultural entre Brasil e Argentina.

O módulo internacional é uma criação da Uninove, na implementação de um componente estratégico de seus programas de pós-graduação stricto sensu, para atender à política de internacionalização da CAPES, que fortalece a pesquisa, amplia a mobilidade acadêmica, promove o compartilhamento de saberes e consolida redes científicas internacionais. Essas ações tornam os programas brasileiros mais competitivos e visíveis no cenário global e, ao mesmo tempo, reforçam a integração latino-americana pela Educação, especialmente as das nações signatárias do Mercosul.

Durante o Módulo Internacional da UNINOVE, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas: ¨apresentei minha pesquisa de Doutorado “Formação para a Cultura de Paz: um olhar sobre Ubiratan D’Ambrosio e Marco Lucchesi”, que articula reflexões entre educação, ciência e literatura. A participação no evento foi um momento de rico diálogo acadêmico internacional, ampliando as discussões sobre a educação para a paz como eixo ético e formativo¨, segundo a aluna Cecília Giansanti de Carvalho Ferreira Barbazia.

A presença de 53 alunos e três docentes brasileiros da UNINOVE – Jason Mafra, Rosemary Roggero e Adriana Aparecida da Silva Terçariol – demonstrou o compromisso da universidade em construir pontes de conhecimento. O encerramento, no Centro Cultural Tiza y Karbón, foi a celebração de uma parceria que ultrapassa fronteiras e fortalece o futuro da Educação pela troca de experiências e pela pesquisa compartilhada.

Para a doutoranda Érika Renata de Freitas Najjar, o Módulo Internacional representa uma valiosa oportunidade de intercâmbio acadêmico e cultural. Durante a experiência em Rafaela, na Argentina, ela aprofundou reflexões sobre sua pesquisa — “Educação: um direito subjetivo? Violações contra infâncias e adolescências invisibilizadas, sob o olhar de uma gestora escolar” — e ampliou perspectivas sobre a educação básica e universitária local. A vivência foi marcada por trocas, afeto e acolhimento, reforçando o compromisso com uma educação de qualidade e socialmente justa.

Com o retorno da comitiva ao Brasil, encerra-se apenas a etapa presencial da experiência. Os laços entre pesquisadores brasileiros e argentinos seguem fortalecidos e as trocas acadêmicas continuam, agora potencializadas pelas tecnologias digitais. O encontro em Santa Fé transforma-se, assim, em uma rede permanente de colaboração, com impactos duradouros na Educação e na pesquisa na região.

#mestrado #doutorado #intercambio #pesquisa #brasil #argentina