DICAS DA MEDICINA VETERINÁRIA UNINOVE: FORMAS CORRETAS PARA VIAJAR COM PETs DE CARRO

O curso de Medicina Veterinária UNINOVE tem uma dica importante para o transporte de pets no carro, que deve ser feito de forma correta para garantir a segurança não apenas dos animais, mas também dos ocupantes. Além disso, bichos de estimação soltos no carro podem se enquadrar em proibições previstas em lei:

  • Transportar animais à esquerda do motorista ou no colo, além de prejudicar a direção defensiva é, também, considerado infração de trânsito, de acordo com o art. 252, inciso II do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
  • Transportar o pet nas partes externas do veículo é infração grave e pode render multa de R$ 195,23, além de retenção do veículo até a regularização.

O transporte correto e seguro do pet deve ser preferencialmente realizado com bolsas, caixas plásticas de transportes (de preferência forradas com nylon ou tecido) ou com os cintos de segurança próprios e de acordo com o porte do bichinho de estimação. o animal deve ser transportado no banco traseiro.

Vale lembrar, se o pet não tem o hábito de passear dentro das caixas de transporte, é preciso fazer uma preparação. A orientação é fazer passeios antes, para que o pet se acostume com a caixa e não se estresse durante a viagem.

Caso seu pet não esteja acostumado a viajar de carro, recomenda-se iniciar com trajetos curtos para depois então fazer a viagem.

É recomendado não viajar com o pet que acabou de se alimentar, isso pode aumentar o enjoo de viagem causando os indesejáveis vômitos.

Para que a viagem seja divertida para todos, procure sempre um médico veterinário, que além de auxiliar poderá prescrever medicação que auxilia no controle do enjoo, durante as viagens.