Alunos da UNINOVE são premiados em Congresso

10 min de leitura

Prêmios conquistados refletem a qualidade científica das pesquisas

A UNINOVE teve um de seus alunos de Doutorado em Ciências da Reabilitação e outro de Graduação em Fisioterapia premiados durante o XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), que aconteceu de 13 a 15 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ).

Guilherme Lemos Shimojo Ferreira, doutorando em Ciências da Reabilitação, recebeu o 1º lugar do Prêmio International Society of Hypertension (Área Multidisciplinar), pela apresentação oral do trabalho: “Treinamento Físico Combinado Reduz Inflamação e Estresse Oxidativo em Ratas Hipertensas Menopausadas: Papel da Modulação Autonômica Cardiovascular”.

No estudo, o treinamento físico combinado (aeróbio+resistido) reduziu a pressão arterial associada à melhora na regulação cardiovascular e de marcadores de inflamação e lesão em um modelo experimental de menopausa e hipertensão.

Já a aluna de graduação em Fisioterapia e Iniciação Científica, Gabrielly Minguta Santos Costa, recebeu o Prêmio Amil – Antônio Felipe Sanjuliani (Área Multidisciplinar) de melhor apresentação em pôster pelo trabalho: “Treinamento Físico Combinado (Esteira + Escada) Promove Redução Adicional na Pressão Arterial de Ratas Oforectomizadas em Comparação com Treinamento Aeróbio”.

O XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão recebeu quase 300 resumos de trabalhos, permanecendo 24 aprovados para apresentação oral e 258 trabalhos aprovados para apresentação em pôster, após avaliação criteriosa previamente estabelecida. Neste ano, os prêmios International Society of Hypertension e Amil – Antônio Felipe Sanjuliani, ambos conquistados por alunos do Laboratório de Fisiologia Translacional, sob orientação da Profa. Kátia De Angelis, foram destaques da edição e evidenciam a qualidade científica das pesquisas desenvolvidas na UNINOVE.

• Congresso

• Hipertensão