Se você é aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo e do Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE, não pode ficar de fora de um dos maiores debates nacionais sobre política urbana, com o tema: “O Futuro do Estatuto da Cidade”, uma realização UNINOVE, ONU-HABITAT, Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-SP), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Cities Alliance.

Este grande encontro acontecerá nos dias 7 e 8 de julho, com acesso gratuito mediante inscrição e será transmitido pelo IAB-SP e pelo YouTube oficial da UNINOVE. Para alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo e do Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis - ambos da UNINOVE -, a participação no encontro será uma grande oportunidade de aprendizagem!

Sobre o Estatuto da Cidade

Em 2021, o Estatuto da Cidade completa 20 anos. É, sem dúvida, o momento de fazer um balanço de sua implementação e dos avanços obtidos na construção de cidades mais democráticas, que proporcionam oportunidades a todos.

“Ao contrário do que muitos pensam, as cidades brasileiras são planejadas. Dispõem de muitos planos e leis. Contudo, muitas dessas leis são instrumentos com pouca eficácia para orientar o desenvolvimento imobiliário e os investimentos públicos com o objetivo de superar as carências urbanas e promover o desenvolvimento urbano sustentável. Ainda mais em tempos de pandemia, em que as desigualdades acabaram se acentuando. O Estatuto da Cidade veio trazer diretrizes e ferramentas para viabilizar esse desenvolvimento sustentável de modo que as oportunidades e benefícios da urbanização sejam compartilhados com todos os cidadãos. Por isso nos 20 anos do Estatuto da Cidade achamos que é fundamental avaliar os resultados de sua aplicação e, sobretudo, propor caminhos para seu fortalecimento e implementação.”, comenta o prof. Daniel Todtmann Montandon, diretor acadêmico da Arquitetura e Urbanismo, da UNINOVE e um dos idealizadores do evento.

Com intuito de fazer esse balanço, mas sobretudo de proporcionar um debate sobre o futuro do Estatuto da Cidade, a Universidade Nove de Julho – UNINOVE, em parceria com a Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos – ONU-Habitat, o Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento São Paulo – IAB-SP, a Confederação Nacional de Municípios – CNM e o Cities Alliance se mobilizaram para desenvolver o projeto O Futuro do Estatuto da Cidade.

Para tanto, foram definidas três principais ações:

1. Carta Aberta O Futuro do Estatuto da Cidade: documento com proposição de ações estratégicas para a implementação do Estatuto no horizonte temporal da Agenda 2030 (será divulgado no seminário).

2. Plataforma O Estatuto da Cidade é Possível!: repositório de boas práticas com objetivo de divulgar e dar visibilidade às experiências bem sucedidas de aplicação do Estatuto da Cidade. Esta ação contou com a participação de alunos do Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE.

3. Seminário O Futuro do Estatuto da Cidade: será promovido um debate sobre o futuro do Estatuto da Cidade a partir de diferentes olhares de diversas instituições e também na perspectiva dos municípios. Neste evento também será divulgada a carta aberta e a plataforma de experiências.

O seminário será realizado nos dias 7 e 8 de julho de 2021. Clique aqui para conferir mais informações sobre o projeto e o evento.

Para assistir as transmissões no Canal oficial da UNINOVE no YouTube, acesse:

Dia 07: https://youtu.be/_XJ7W4XreGw

Dia 08: https://youtu.be/leWXGVgw1fQ