Móvel + Praça: sentar, apoiar, cultivar, conviver e brincar

Alunos do 3º semestre de Arquitetura da UNINOVE fazem doação de mobiliário sustentável para áreas externas de Escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo
No mês de agosto, alunos e professores de Arquitetura e Urbanismo da UNINOVE dão início a mais uma ação de intervenção social do Projeto MÓVEL+PRAÇA, desta vez em parceria com as escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, para a instalação de seis unidades do MÓVEL+PRAÇA, na EMEI Santos Dumont, em Perdizes, EMEF Profº Abrão de Moraes, na Penha e EMEF Profº Linneu Prestes, em Santo Amaro.
Inspirados na requalificação dos espaços públicos com a implantação dos Parklets* na cidade de São Paulo, os alunos projetaram e executaram xx equipamentos denominados MÓVEL+PRAÇA, adaptados para o uso de crianças e adolescentes e usufruto da comunidade escolar. Os trabalhos fazem parte do Projeto de Extensão do curso e estão associados à disciplina denominada Desenho do Objeto.
O MÓVEL+PRAÇA é feito de sarrafos de pinus autoclavado de reflorestamento e tratado, nas dimensões de 10 metros de comprimento por 2 metros de largura. Material adequado ao uso externo, de baixo custo, fácil de trabalhar e modular, de linguagem contemporânea e sustentável, além de trazer pouco impacto ambiental.

Currículo que humaniza
Para se adequar às necessidades pedagógicas e limitações físico/temporais da disciplina Desenho do Objeto, foi estruturada a adoção de um raciocínio modular, com uma dimensão de 1,80m por 1,80m, para cada módulo.
Além do projeto, os alunos de grupos diferentes compuseram variados módulos, e todos dialogam entre si em suas funções, conceitos e encaixes.
O MÓVEL+PRAÇA é para uso coletivo e está associado ao Sentar (bancos e cadeiras); ao Apoiar (mesas e bancadas); ao Cultivar (dos espaços reservados para a instalação de vasos e hortas); Conviver (através do espaço de integração e tendo em vista a instalação escolar, o conceito agregou o Brincar – caráter lúdico dos módulos).

MÓVEL+PRAÇA em hospitais e conjuntos habitacionais
Os alunos da Arquitetura UNINOVE já doaram suas produções do MÓVEL+PRAÇA para o Conjunto Hospitalar do Mandaqui, Hospital Municipal do Ipiranga, Conjunto Residencial Parque do Gato e Conjunto Habitacional e Residencial Juntas Provisórias, em Heliópolis.
Todo trabalho foi coordenado pelos professores Tiago Seneme Franco e Luís Octavio Rocha, e fortalece a missão da UNINOVE de formar cidadãos e profissionais social e ambientalmente responsáveis, que aplicam seu conhecimento para aprimorar continuamente a sociedade e suas futuras gerações.