Produção Audiovisual: empregabilidade e inovação na área

Cinema, televisão e internet fazem parte do seu dia a dia? Então, a área de Produção Audiovisual pode ser uma boa opção para você. Mas já conhece um pouco de como funciona esse setor?

Então, pensando em ajudar você a conhecer mais sobre esse segmento, confira algumas informações da área de Audiovisual:

A cidade de São Paulo é um polo de produção audiovisual e o amadurecimento do setor pode ser observado por meio da presença de entidades e associações representativas de classe (Ancine, Sindcine, ABPI-TV, União Brasileira de Vídeo, Abele, ABD, AR, entre outras), estúdios e produtoras particulares, empresas de locação de equipamentos e serviços para eventos, produtoras de conteúdo para Internet, espaços expositivos e acervos temáticos (como o MIS, IMS, Cinemateca Brasileira, Museu da Televisão Brasileira e Centro Cultural Vergueiro) e eventos (mostras, festivais, feiras, cursos, palestras, simpósios e workshops).

Segundo dados do Sebrae e a Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais), o mercado de produtoras na cidade de São Paulo conta com mais de 500 empresas. O Setor cresceu de 2008 para 2016 em 536% alavancado pela criação de séries em canais de TV e em plataformas Streaming onde, atualmente, são 37 provedores de sistema VOD com alta demanda de empregabilidade.

O Fundo Setorial Audiovisual estima investir mais de R$266 milhões para o audiovisual nacional (segundo dados da Ancine, 2016 e FSA, 2016). De 2008 a 2015 foram produzidas no Brasil 15.070 obras audiovisuais, um crescimento de 73,6% do mesmo período anterior a 2008. Somente na capital de São Paulo, foram produzidos 245 filmes longa metragens entre 2009 a 2014. No Brasil, são quase 20 milhões de assinantes de TV foi um crescimento de 211% desde 2008.

Produção Audiovisual na UNINOVE

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual da UNINOVE – com 4 semestres e na modalidade presencial – tem como objetivo a formação de profissionais para o mercado audiovisual nas etapas de pré-produção, produção e pós-produção audiovisual, nos mais diversos segmentos de empresas e para as mais diversas finalidades; como a publicidade (anúncios e campanhas), cinema, mercado digital, Internet, corporativo, artes plásticas entre outros.

Ao final do curso, o aluno estará apto a atuar de maneira integrada em qualquer processo de produção audiovisual, ou empreender como prestador de serviços, seja em caráter documental, informativo, corporativo ou ficcional. Além de ser capaz de compreender a produção audiovisual como um processo e um produto cultural complexo, que utiliza códigos e linguagens sob diferentes formas e estratégias de impactar a audiência.

Curtiu o curso? Não perca tempo, venha conhecer nosso campus e inscreva-se: https://www.uninove.br