SIMULADO MEDUNI9 SBC E SAMU, DURANTE ASSALTO A BANCO COM EXPLOSÕES

Hoje (24/08), das 9h às 13h, 305 alunas e alunos de Medicina da UNINOVE do Campus São Bernardo do Campo, participam do simulado de incidente de múltiplas vítimas, no Paço Municipal de SBC, em parceria conjunta com SAMU-192, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Comunicação, Polícia Civil, Corpo do Bombeiros, Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O Simulado de Urgência e Emergência UNINOVE proporciona a integração dos estudantes de Medicina, com agências e serviços de Urgência e Emergência, em cenários realísticos.

Este ano (2023), o simulado tem por cenário um assalto a banco. O delito será praticado por uma quadrilha de 15 assaltantes fortemente armados. A quadrilha dá início à invasão, a partir da explosão de um carro, seguida de invasão do banco. A ação envolve confronto armado entre os vigilantes e assaltantes, expondo clientes, que passam a ser refém, no cenário do assalto. Com a chegada das Polícias Civil e Militar, inicia-se a negociação para liberação de reféns e vítimas presentes no confronto armado, travado nos cenários da explosão do carro e de explosão de um cofre.

Para uma atuação efetiva e eficiente, foi indispensável a total compreensão da função e missão de equipes de saúde, das agências da Segurança Pública Civil e Militar e dos estudantes que vivenciaram na pele, como dever ser o atendimento em momentos de extrema urgência e emergência.

Alunas e alunos de vários semestres do curso de Medicina Campus São Bernardo do Campo, realizaram a maquiagem dos feridos à bala, escoriações e queimaduras de vários graus, atuaram como figurantes, na condição de vítimas e também no papel de expectadores, similar a população curiosa pelo fato. Favorecendo assim, os fluxos e processos de trabalho de todos envolvidos, sob a coordenação do SAMU-192 e Corpo de Bombeiros.

Esta simulação é uma importante formação coletiva de estudantes da Medicina UNINOVE e de todos os profissionais das agências de saúde e segurança pública.

Antes da simulação, os estudantes participaram de palestra sobre o Método Start e APH tático empregado durante o evento.

O grand finale aconteceu com retirada da vítima (aluno) mais grave, pelo helicóptero do Águia e demais feridos, de ambulância.

Simulação Realística de Urgência e Emergência

Desde 2017, a formação profissional dos futuros médicos, estudantes do Campus de Medicina, em São Bernardo do Campo participam e organizam um dos maiores eventos de simulação realística a céu aberto do estado de São Paulo.

Com o fim da pandemia, esta metodologia ativa, em prol da formação profissional, técnica e humanista foi retomada, em 2022, o cenário de intervenção a partir de um incêndio em casa de show.

Esta participação é um esforço coletivo do curso de Medicina UNINOVE, de São Bernardo do Campo – coordenação, docentes e discente – em parceria com o poder. A organização discente é realizada pelo Centro Acadêmico, na figura das Ligas de Cirurgia Vascular e de Urgência e Emergência.

#MedUni9SBC #medicina #saúdepública #samu #policiamilitar #políciacivil #corpodebombeiros #sãobernardodocampo #SUS