Muitos são os cidadãos e cidadãs de todo o mundo que buscam unir forças para a construção de uma plataforma mundial – um caminho – para a defesa da vida na Terra, independente da espécie, isto porque desde o ar que se respira, a comida que se consome, até à energia que alimenta e medicamentos que curam, as vidas dependem totalmente de ecossistemas saudáveis.

Segundo dados da ONU, o nosso atual estilo de vida está colocando em risco não só a qualidade de vida dos seres humanos, mas a degradação ambiental e de habitats naturais conduzindo à extinção cerca 1 milhão de espécies de seres vivos. Ainda de acordo com a ONU, as ações humanas geraram alterações significativas em 75% do ambiente terrestre e cerca de 66% do ambiente marinho.

Desde a sua fundação, há mais de 60 anos, a UNINOVE segue uma trajetória de vanguarda, por ter como missão formar cidadãos e profissionais social e ambientalmente responsáveis, que aplicam seu conhecimento para aprimorar continuamente a sociedade e suas futuras gerações, e é por isto, que buscamos a avaliação nacional e internacional que reconheça nossas ações de impacto social, em todas as áreas do conhecimento.

Por isto, que nesta data de reflexão queremos fazer um convite bem diferente, para que você siga nas redes sociais as agendas propostas pela Organização das Nações Unidas e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

São muitos os desafios para reduzir a perda da biodiversidade, também está associado ao acesso à água potável, saneamento básico, melhorar a vida de 100 milhões de habitantes em favelas e integrar os princípios do desenvolvimento sustentável às políticas públicas de todas as nações.

A juventude é símbolo de protagonismo, de mudança e o ensino e a pesquisa são os nossos maiores aliados para fazer valer a Agenda ambiental do planeta. Pelo site https://brasil.un.org/pt-br você saberá mais, de acordo com sua área do conhecimento.

Escolhemos a fotografia da Arara Azul para ilustrar esta matéria, porque ela é uma espécie que só existe no Brasil, já até virou desenho (Rio), porque ela nos simboliza por sua beleza, alegria e por não gostar de viver sozinha.

#diversidade #vida #planeta #sustentabilidadeambiental #conhecimentos #onu #pnuma