JORNALISMO UNINOVE E O DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DA IMPRENSA
O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado em 3 de maio, foi estabelecido pela UNESCO, em 1993, para promover e proteger a liberdade de expressão e a independência da mídia em todo o mundo. Esta data é uma homenagem aos jornalistas que arriscam suas vidas diariamente para garantir que o público tenha acesso à informação precisa e imparcial.
A liberdade de imprensa desempenha um papel vital no fortalecimento da democracia, pois permite que os cidadãos estejam informados sobre os assuntos que afetam suas vidas, promove a transparência governamental e responsabiliza as autoridades pelos seus atos, ajudando a garantir a prestação de contas e a proteção dos direitos humanos.
No Século XXI este histórico da luta pela liberdade de imprensa continua a influenciar e moldar a paisagem da mídia atual, especialmente com a ascensão das plataformas digitais. Embora a internet tenha proporcionado um novo meio de disseminação de informações e ampliado o alcance da liberdade de expressão, também apresenta desafios significativos, como a disseminação de desinformação e o controle indevido da narrativa por parte de alguns atores.
Nesse sentido, a liberdade de imprensa assume uma importância ainda maior, à medida que jornalistas e meios de comunicação enfrentam ameaças à sua independência e integridade.
A defesa contínua da liberdade de imprensa é essencial para garantir que as plataformas digitais sejam espaços onde a verdade possa prevalecer e os valores democráticos sejam fortalecidos.
O curso de Jornalismo da UNINOVE prepara profissionais conscientes, que valorizam a liberdade de imprensa em todos os dias.