DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

No dia 21 de junho, a Linha de Pesquisa em Educação, Filosofia e Formação Humana do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (LIPEFH-PPGE-Uninove) organizou um encontro com estudantes do Ensino Fundamental II no Centro Educacional Unificado (CEU) Cantos do Amanhecer, em Campo Limpo.

Esse encontro faz parte do projeto internacional de pesquisa “Pacto Mundial de Jovens pelo Clima”, que tem como objetivo entender como os jovens percebem as mudanças climáticas. A iniciativa é dos grupos de pesquisa GRUPEC e GRUPEFE. Nesta fase do projeto, é fundamental ouvir os jovens, entender suas percepções e avaliar seu engajamento com essas questões urgentes.

Desde abril de 2021, nossos professores participam desse projeto, que inicialmente se chamava Terra Pátria. No mesmo ano, o “Encontro de Pesquisa em Educação: Tecendo Saberes” abordou o tema, destacando a importância do cuidar, conviver e cultivar.

Participaram do encontro, com os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o Professor Alfredo Pena-Vega, diretor científico do projeto, investigador do Instituto Interdisciplinar de Antropologia Contemporânea na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris e professor na Universidade de Nantes; da Pós-Graduação em Educação da UNINOVE, a Prof.ª Cleide Almeida, da LIPEFH e o doutorando Tiago Mayer, e do CEU Cantos do Amanhecer, a coordenadora pedagógica Kátia de Freitas e Valderez Hallwas, diretora da EMEF.

No encontro, foram apresentados os resultados parciais da pesquisa em andamento com 220 estudantes de escolas públicas que trouxe os seguintes dados: 54,5% são do sexo feminino, 90% consideram que é importante preparar os jovens por meio de programas específicos de educação ambiental e 79,5% têm preocupação com os impactos das alterações climáticas nas gerações futuras, entre outras questões apontadas como relevantes.

Destaque-se que a iniciativa, além de fomentar o intercâmbio científico internacional do PPGE e da Uninove, envolve professores e estudantes na atividade fundamental de pesquisa que move os programas de pós-graduação e destaca tema relevante para a formação e o futuro do humano.