9º FÓRUM INTERNACIONAL DE BIOFOTÔNICA UNINOVE, NA FRONTEIRA DA INOVAÇÃO

Nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2023, a UNINOVE proporcionou aos pesquisadores de todas as áreas da saúde pública e particular mergulhar na 9ª edição Fórum Internacional de Biofotônica. Um evento extraordinário organizado pelo renomado Programa de Pós-graduação em Medicina Biofotônica da Universidade Nove de Julho (nota 6, pela CAPES). Este não é apenas o maior evento de Biofotônica da América Latina, mas uma celebração global de inovação e colaboração.

A jornada científica se desdobrou virtualmente, com transmissão ao vivo via YouTube, conectando 1.139 participantes de 16 países e 26 estados brasileiros. Uma verdadeira sinfonia de mentes brilhantes se reuniu, composta por 41% de Professores e Pesquisadores, 25% de Profissionais de Saúde de Serviços Públicos e Privados, 12,5% de Profissionais de Empresas Públicas e Privadas, e 21,5% envolvidos em outras atividades igualmente fascinantes.

Desde a primeira edição, o Fórum UNINOVE se destaca pela abordagem multidisciplinar, abraçando a diversidade profissional e acadêmica da Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Medicina, Estética, Engenharia Biomédica, Biologia, Farmácia, Veterinária, Química, Bioquímica e Física.

A programação, cuidadosamente elaborada ao longo dos 3 dias, permitiu que todos mergulhassem nas fascinantes apresentações de pesquisas e participassem de palestras e fóruns estimulantes.

O pré-evento foi um espetáculo à parte, com 85 pesquisas de diversas universidades e centros de pesquisa, revelando resultados notáveis. Não menos que 9 trabalhos foram laureados, destacando a excelência em nossas fileiras.

Nos dias 7 e 8 de novembro, as palestras fluíram com tradução simultânea inglês/português, transcendendo barreiras linguísticas para compartilhar informações vitais. Palestrantes de universidades globais revelaram as últimas inovações em biofotônica, explorando áreas como Aplicações Atuais do Laser de Alta Potência na Saúde, Luz no Reparo Tecidual, Fotobiomodulação em Condições Crônicas e Neurológicas, e as Modalidades e Direções Futuras da Terapia Fotodinâmica.

O Fórum de Inovação brilhou com o tema "O Impacto da Pesquisa no Histórico e Inovações dos Equipamentos de Biofotônica", proporcionando uma rica discussão e estabelecendo uma promissora agenda para o próximo ano, promovendo a colaboração entre empresas e universidades.

No grandioso desfecho do evento, a emocionante sessão de brainstorming deu à luz a uma proposta audaciosa: o desenvolvimento de um documento para estabelecer a nomenclatura e parâmetros dosimétricos da modalidade de irradiação vascular. Este relatório visionário visa fortalecer o intercâmbio de informações entre universidades e pesquisadores globalmente, impulsionando assim o avanço da pesquisa.

Durante esta edição, o Prof. Dr. Michael Hamblin, o pesquisador mais importante do mundo nesta área, foi homenageado por sua dedicação, contribuição e legado científico para a área de à Biofotônica.

O 9º Fórum Internacional de Biofotônica não foi apenas um evento; foi uma jornada inspiradora que transcendeu fronteiras e pavimentou o caminho para novas descobertas e colaborações vibrantes. Junte-se a nós enquanto continuamos a moldar o futuro da Biofotônica!

O Programa de Mestrado e Doutorado em Medicina – Biofotônica está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, cujo ingresso é para o 1º semestre de 2024. Consulte o edital: https://www.uninove.br/cursos/mestrado-e-doutorado/presencial/ppgbiofotonica

Parte superior do formulário

Palestrantes Internacionais: