ESTUDANTES DE MEDICINA DA UNINOVE MAUÁ PARTICIPAM DE IMERSÃO EM PROGRAMA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Os estudantes Jéssica Christy Daniel de Barros e Rafael Aparecido de Souza, do 5º semestre do curso de Medicina da UNINOVE Mauá, foram selecionados, em âmbito nacional, para participar do Programa Nacional de Vivências no SUS (VER-SUS), promovido pelo Ministério da Saúde e voltado a estudantes de todo o país.

Eles conquistaram duas das três vagas disponibilizadas, representando a UNINOVE em uma vivência enriquecedora com as práticas do Sistema Único de Saúde (SUS), que estimula o aprendizado colaborativo e o compromisso com a saúde pública, contribuindo para a formação de profissionais mais sensíveis, engajados e preparados para atuar no cuidado coletivo.

A vivência será realizada entre os dias 10 e 17 de abril, no Campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória. O objetivo é formar facilitadores para fortalecer os vínculos entre ensino, serviço e comunidade no SUS, por meio de atividades educativas, oficinas, rodas de conversa e debates sobre temas como equidade, saúde mental, racismo e direitos humanos.

Esta edição, voltada para estudantes e residentes da área da saúde, é promovida em parceria pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), Associação da Rede Unida, Ministério da Saúde (via SGTES) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Bolsista do Programa Mais Médicos, Jéssica encontrou na vivência prática em unidades de saúde a confirmação de sua vocação para a Medicina. Sua trajetória é marcada pela sensibilidade ao cuidado humanizado e pelo desejo de transformar realidades por meio da saúde. Para ela, essa é uma oportunidade única de aprendizado e crescimento pessoal e profissional, já que sua marca pessoal é superar desafios.

Rafael, também bolsista do Programa Mais Médicos, enfrentou dificuldades desde a infância, quando era paciente frequente do SUS em razão de problemas respiratórios. Foi acolhido por profissionais que o inspiraram a seguir a carreira médica. Após anos conciliando estudos, trabalho e curso técnico, realiza agora sua primeira viagem sozinho — e de avião — para participar da formação, levando consigo a experiência de superação e o compromisso com a transformação social por meio da Medicina.